
São cada vez mais comuns as notícias sobre tufões, tornados, ciclones e furacões nas diversas partes do planeta, mas poucas pessoas sabem ao certo o diferencia uma da outra. Por isso vou explicar de forma fácil o que são e onde acontecem cada um desses fenômenos naturais.
Ciclones: são tempestades em que os ventos circulam em torno de uma área de baixa pressão atmosférica. No Hemisfério Sul, o sentido de rotação é horário e no Hemisfério Norte, anti-horário. Tempestades tropicais que ocorrem no Pacífico Sul e no Oceano Índico também são chamadas de Ciclones , já no Pacífico Norte recebem o nome de Tufão e no Oceano Atlântico nós a chamamos de Furacão.
O ciclone tropical forma-se próximo a linha do Equador, sobre mares de águas quentes, com temperaturas acima de 26ºC. Seu anel central, também chamado de olho, tem entre 30 Km e 50 Km de diâmetro. O ciclone extratropical ocorre nas zonas temperadas, tanto sobre a terra quanto no oceano. Ele é causado pelo encontro de uma massa de ar fria e pesada com uma massa quente e leve e pode ter até 2.000 Km de diâmetro.
Tornados: são tempestades de ventos giratórios de dimensões muito menores, com um raio de 100 m a 1,5 Km. Ocorrem sempre associados a nuvens que são chamadas de Cumulonimbos - que produzem trovoadas - de grande desenvolvimento vertical, contendo correntes de ar ascendentes e descendentes muito fortes. A maioria dos tornados tem rotação ciclônica.
Pronto está aí uma breve explicação sobre fenômenos naturais que estão em evidência nos dias de hoje.
E só mais um comentário. Estudos já comprovam que o aquecimento global está levando ao gradual aquecimento dos oceanos, um fator contribuinte para a formação de ciclones tropicais mais frequentes e intensos, de categoria 4, como o Katrina, que atigiu os Estados Unidos em 2005, portanto áreas que hoje não sofrem com esses fenômenos futuramente estará sofrendo com eles.