sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mito 8 - A resposta está sempre em uma nova tecnologia



Não necessariamente. Durante sua campanha presidencial, Barack Obama cometeu um erro tático de enfatizar que, calibrando os pneus corretamente, os americanos poderiam poupar milhões de litros de gasolina, graça à melhora no consumo de combustível. Foi ridicularizado pelos republicanos. Entretanto estivesse certo.
Em outras palavras, algumas vezes a tecnologia existente pode fazer uma imensa diferença. Em outras é preciso um modelo administrativo diferente. O empresário israelense Shai Agassi, por exemplo, gostaria de converter a frota mundial de carros em veículos movidos a eletricidade - com certeza, um grande passo na redução das emissões de carbono -, não com a invenção de uma bateria que dure 300 km por recarga, mas criando um sistema melhor que possibilite aos motoristas andar tanto quanto queiram sem recarga. Seu projeto adotado como piloto em Israel e na Dinamarca, criaria, ao longo das estradas postos de troca de baterias, semelhantes aos cilindros de gás que usamos atualmente em nossos fogões. O que fazer na estrada quando a bateria estiver acabando? Entre em um posto, troque sua bateria descarregada e pegue a estrada novamente.
Ele está oferecendo distâncias, e não baterias melhores.
Existe uma empresa italiana que vende água quente a seus consumidores, e não a energia para aquecer a água. É uma forma diferente de medida, que propicia à empresa um incentivo para ser mais eficiente a fim de ser mais lucrativa.

Nenhum comentário: