
"A terra é azul"
Essa foi a primeira descrição que o astronauta Neil Armstrong fez da terra no dia 20 de Julho de 1969 quando pisou na lua.
Quase 40 anos se passaram e se esse mesmo astronauta voltasse a lua com certeza não seria essa a impressão que ele teria do nosso planeta.
Hoje em dia cerca de 11.500 satélites de flutuam em nossa órbita em uma altitude de 800 a 1500 quilómetros (ou seja dividem uma faixa de 700 quilómetros), esses satélites são em sua maioria de uso militar, cientifico e comercial só que apenas 7% deles estão em actividade.
Esses satélites rodeia a órbita em alta velocidade podendo a qualquer momento sofrer uma colisão e com outro satélite que possa ser ocupado por astronautas, no inicio do ano uma colisão deste tipo fez a NASA rever os seus conceitos e notou-se que as chances de um satélite colidir com outro é de 1 para 7.000 antes desse acontecimento a probabilidade era 1 para 1.000,000,000 (1 para um milhão).
Outra preocupação está relacionado com a procedência do tipo combustível usado nesses satélites, muitos nem respondem mais aos comandos de suas centrais na terra e podem cair a qualquer momento atraídos pela gravidade do planeta e muitos usam o urânio e o plutónio como combustível, elementos altamente radiotavos que podem causar danos bem maiores que colisões com outros satélites.
Então já que não podemos reduzir o lixo na órbita da terra vamos pelo menos reduzir o nosso lixo domiciliar, pois o que você faz conta.
4 comentários:
Já existe alguma medida ou preocupação, mesmo q só na teoria para solucionar isso?
Fiquei curiosa pra saber o que eles pensam a respeito disso.
Muito bom esse post!
;D
Estou fazendo minha parte para que o blog não seja cancelado, pois acredito que as pessoas precisam essas informações, a começar por mim!
Aposto como vai gostar do meu post
;D
Passei só pra conhecer seu blog.Vim por indicação da Mariana.Já estou seguindo.Muito bom parabéns!!
passa em casa pra me conhecer.
Abraços!!
vira lixeiro espacial mu
aoisdhasodihasodi
Postar um comentário