quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sem comida


A imagem do ultimo post vai ser o comentário do post de hoje.
No ultimo post toquei sobre a perda de habitat dos ursos polares.
Hoje vou comentar sobre outro problema enfrentado por eles a falta de comida.

O urso polar é um dos maiores carnívoros terrestre (apesar de serem excelentes nadadores) do globo e habitam o circulo polar ártico principalmente o Alaska, Canadá, Groelândia e Noruega.
Ele são altamente oportunistas podem até se alimentar de carniça de baleias encalhadas, só que não é todo dia que se encontra uma refeição barata desta forma, então a saida é ir a caça, só que apenas 5% de suas investidas são exitosas.

Entre suas presas estão as aves marinhas, roedores, moluscos, crustaceos e belugas mas sua presa favorita é a foca de Wendell.
O titulo do post é sem comida, mas como um predador de topo com um cardápio variado pode estar com um problema de escassez de comida? A resposta é simples. O urso polar é um animal que pesa em media 400 Kg podendo atingir os 700 Kg. As aves marinhas são presas difíceis de capturar e imaginem a quantidade de crustáceos e de moluscos que seriam necessários para satisfazer as necessidades energéticas de um animal deste porte.

Por isso que sua presa favorita são as belugas e de preferência as focas de Wendell, uma única foca de Wendell lhe oferece energia suficiente para 11 dias além do gasto energético para sua captura ser razoavelmente baixo, pois os ursos escolhem pontos estratégicos onde eles ficam a espera de uma emersão das focas pois elas precisam emergir para capturar oxigênio, e é nesse exacto momento que o urso polar da o bote e captura a presa.

Com o derretimento das calotas polares a área de emersão das focas estão cada vez maiores o que dificulta a caça dos ursos polares.

Enquanto isso os ursos polares vão se virando do jeito que podem, com facilidade já se pode encontrar ursos polares revirando lixos de residências e centros de pesquisas do hemisfério Norte. Essa é a solução encontrada por eles para se manterem e estão certos pois como diz o ditado. "Quem não tem cão, caça com gato".

Um comentário:

Mariana Dore disse...

Muito bom!!! \o/
=**

;D