O próprio movimento sustentável (não apenas a palavra) também remete ao relatório da Comissão Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1987) . Originalmente, sua meta era encontrar meios para que os países pobres se equiparassem aos mais ricos em termos de padrão de vida. Esse objetivo significava facilitar o acesso dos países em desvantagens aos recursos naturais, incluindo água, energia e alimentos, uma vez que todos, de um modo ou de outro, se originam do meio ambiente.
Se muitos de nós usam recursos inadequadamente ou se geramos lixo rápido demais para o meio ambiente assimilar e processar, obviamente as futuras gerações não serão capazes de suprir as suas necessidades, na verdade mesmo temos é uma economia em que roubamos o futuro e o vendemos no presente apenas afim de aumentar o PIB (produto interno bruto) dos países.
Se continuarmos, por exemplo, a despejar dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, não vamos necessariamente exaurir os recursos (pois ainda temos bastante carvão no solo), mas transformaremos o clima de tal forma que possivelmente vamos legar um fardo pesado às gerações futuras. O mesmo obviamente, vale para os subprodutos tóxicos que não o CO2, oriundos de todos os tipos de atividade humana, da indústria à mineração, passando pela geração de energia e pela agricultura, lançados no solo, nos rios, nos oceanos e na atmosfera.
Os argumentos não ambientalistas a favor da sustentabilidade ficam um pouco mais indefinidos ao tratar de coisas intangíveis como a beleza da natureza ou o valor do território selvagem. "Na natureza selvagem se encontra a preservação do mundo" e o maior exemplo dessa frase são os parques nacionais que se iniciou no Estados Unidos ainda no século 19 e, desde então vem se espalhando pelo mundo.
Acredito que a ligação com a natureza é uma forma importante de restabelecer um nível básico de felicidade, e esse tipo de conexão intangível tem levado as cidades e metrópoles preservar ao máximo as suas áreas já preservadas. (quer dizer, é assim que eu acho que deveria ser). E se for analizar direito o termo Sustentabilidade vai bem mais além do que apenas o meio ambiente, é uma problemática que vai envolver; Economia, Política... e por aí vai...
2 comentários:
A sstentabilidade tem tudo a ver com meio ambiente?
Tem, né? Mas não é só isso...
Entendi?
Na boa, beeeem esclarecedor! Tá de parabéns Pablo! Sustentabilidade não é uma questão apenas de meio ambiente, mas também de sobrevivência!
Abração
Postar um comentário