quinta-feira, 31 de março de 2011

Mito 4 - A sustentabilidade tem um alto preço



Se existe uma vaca sagrada dentro do conceito de sustentabilidade, então é esse o mito. Isso porque grandes estudiosos do assunto observaram que "há um pouco de verdade nisso". Mas apenas um grãozinho. É verdade apenas em um curto prazo e sob certas circunstâncias, mas certamente não a longo prazo. A verdade é que já temos um sistema insustentável em vigor (ex. uma lareira em casa, uma lâmpada incandescente na luminária ou um veículo trafegando com apenas um passageiro) você tem que gastar um pouco para mudar para uma tecnologia mais sustentável.
Em geral, os governos e as empresas conseguem dar  esse passo com mais facilidade que as pessoas. Nos últimos sete anos a DuPont (empresa de produtos e serviços) fez investimentos que reduziram a emissão de gases do efeito estufa em 72% em relação aos níveis de 1990. Com isso economizaram US$ 2 bilhões. Esse exemplo e uma das  provas que a sustentabilidade não é tão cara como tantos pensam e publicam.
A minha opinião é a seguinte, se tratando do bem estar de nossa "casa" não existe alto preço, pois a conta final pode sair bem mais alta do que se pode calcular.



Té o próximo mito.
Se passar por aqui deixa um comentário, o blog está sendo bem visitado, falta apenas a participação de vocês.

9 comentários:

Mariana Dore disse...

Adorei esse post!!!
Nossa casa vai ser toda sustentável, né?
Trabaaaalha visse amor? uhahuahaua
=*

;D

Adonildo disse...

O mais barato pode vir a se tornar o mais caro no final das contas né?? Pena que muitas pessoas ainda não pensam assim! =/

Muito bom o texto!

Pablo José Cavalcanti Chaves disse...

Vcs dois são meus comentaristas preferidos

Mariana Dore disse...

e unicos uauahauhauhuahuauhau =x

por enquanto, ne? quero ver qndo vc for um ecologo conceituado... =D

Regina Coelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Coelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Coelly disse...

Pois é Pablo, adotar um sistema sustentável é bem mais lucrativo pra uma empresa, econômico pro cidadão e ainda contribui pro meio ambiente. Todo mundo saí ganhando, inclusive os que ainda estão por vir... afinal, a ideia principal do conceito de sustentabilidade é administrar o meio com responsabilidade para que ele possa continuar girando e promovendo melhor qualidade de vida.

Regina Coelly disse...

Ah, e continue postando! Quero fazer uso desse assunto na minha próxima aula. kkkk

Unknown disse...

Gostei muito do texto Pablo, principalmente da sua opinião: "não existe alto preço, pois a conta final pode sair bem mais alta do que se pode calcular." É melhor gastar "pouco" agora do que gastar muito amanhã...